A fazenda “Estação Salinas” se originou da Fazenda Ponte Alta, fundada em 1798 como dote de Sesmaria originada da Capitania Hereditária, para Floriano Camargo Penteado. Esta fazenda, durante mais de 50 anos, se concentrou na produção de açúcar com plantio de cana, antes da chegada do café.
Em 1803, Floriano Camargo Penteado, 5 anos antes da vinda da família real portuguesa para o Brasil inicia a produção de Cachaça como forma de aumentar a renda do Engenho pertencente a sua família (BRITO, 1953). A fazenda Ponte Alta ficou conhecida por ser a mais produtiva da Vila de São Carlos (Campinas) e esta região ficou registrada como a maior área agrícola do país na época.
Por herança, a fazenda foi transmitida para o filho Francisco José de Camargo Andrade em 1885. Álvaro irá vender estas terras para a família Iwasaki do Japão em 1927. A fazenda teve seu nome mudado para Monte D’ Este ou Tozan, e foi ela que produziu o primeiro saquê da América Latina, aqui no Carlos Gomes.
Em 13 de setembro de 2011, o Dr. Carlos Sebastião Andriani teve o orgulho de poder adquirir de Toru Iwasaki, um pedaço desta fazenda que está dotada de uma história rica para contar. A Fazenda Estação Salinas, lançou a cachaça 1803 para manter viva esta bela história.